sábado, 17 de maio de 2008

Os Sinais dos Tempos


"E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai não vos assusteis, porque é necessaário que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes e pestes, e terremotos, em vários lugares..." (Mateus 24:6-7)





Nesta passagem Jesus explica a seus discípulos quais eventos antecederiam o Final dos Tempos. Ele fala de guerras, fome, pestes e terremotos. Baseados nestas palavras, muitos levantam suas vozes para dizer que o fim está próximo, que o mundo vai acabar, que o Dia do Juízo se aproxima e todo aquele blá blá blá cristão que já conhecemos, mas no final é sempre a mesma coisa: para obtermos a salvação temos que "aceitar Jesus" e abrir mão das coisas materiais (inclusive nosso dinheiro!).


No entanto, Não é preciso examinar a história da humanidade nos tempos que se seguiram à vinda de Jesus para perceber que, se de fato esses acontecimentos precederiam o Dia do Juízo, o Apocalipse já teria acontecido há muito tempo. De fato, é sabido que esses acontecimentos são comuns em toda a história da espécie humana. Vamos agora tratar de cada um deles detalhadamente, com o objetivo de provar se pode ser considerado ou não um presságio do fim.

I
Guerra





"E quando abriu o segundo selo, ouvi a segunda criatura vivente dizer: “Vem!”. E saiu outro, um cavalo cor de fogo; e ao que estava sentado nele foi concedido tirar da terra a paz, para que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada." (Apocalipse 6:3,4)


Ora, enquanto houver no mundo duas ou mais pessoas, haverá guerras. Cada ser humano é dotado do dom da vontade, do querer, e não são poucas as vezes em que a vontade de um acaba contrariando a do outro, e é aí que está o problema. O que fazer quando isso acontece? Ou você tem que abdicar de sua vontade em prol da vontade do outro, ou começar uma disputa que irá decidir que vontade prevalecerá sobre a outra. Esse é o fundamento básico da idéia de conflito, de luta. Mas quando a diferença de interesses envolve uma grande quantidade de pessoas, ou um conjunto de pessoas com vontades em comum, temos a guerra. Este sempre foi o caminho mais fácil para se resolver uma disputa. Se a pessoa está me atrapalhando de conseguir o que quero, eu a mato. Ponto final.

Guerras sempre existiram, e sempre existirão no cotidiano do homem. Mesmo após a morte e suposta ressureição de Cristo, infinitas guerras aconteceram, e até então não tive notícia de que o Apocalipse tenha chegado. E os mais fanáticos (e também os mais ignorantes) dizem: "O Fim está próximo! Vejam, está acontecendo como Ele previu, olhem as guerras no Afeganistão, Iraque, nação está se levantando contra nação!" O mesmo devem ter dito os cristãos na época do Império Romano, quando suas tropas se espalhavam por toda a europa, conquistando o maior número de povos possível, ou os franceses e ingleses, quando da Guerra dos 100 Anos, a qual sabemos que durara mais do que um século. Mas estes poderiam ser considerados conflitos pequenos em comparação à II Guerra Mundial, quando milhões de pessoas foram mortas por todo o mundo. Também neste conflito ocorreu a estréia da maior obra-prima do ser humano, seu trabalho mais ousado: a bomba atômica, a maior arma de destruição em massa do planeta.


Portanto, sendo a guerra um acontecimento um tanto quanto banal na história humana, posso concluir que ela não pode ser considerada um fator que caracterize um presságio do fim do mundo. E, como diriam os sábios Jamie e Adam, esta pista está DETONADA!

4 comentários:

Zé Messias disse...

Bem-vindo ao antro dos blogayros...
Bom texto...assunto legal, abordagem + ou -...huahauahauhauahau

Tamiris Elga disse...

A guerra é quando todas as outras formas de resolver um impasse falham, a sensatez, o diálogo, o bom senso... Enfim você então realmente acredita que todos esses métodos são falhos e por isso sempre haverá guerras sangrentas. Existe sim a possibilidade das pessoas resolverem seus conflitos sem batalhas, mas para isso seria necessário bom senso a todos, que confesso a você também não acredito que um dia a sociedade chegue a tanto.

Anônimo disse...

http://www.monografiaacademica.com Esta presente, obedecendo a Palavra de Deus, pois somente com ele é que teremos a vida eterna. Venha e conheça nosso site.MSN: secretariatarefa@hotmail.com

Anônimo disse...

Paz e Vida de Petrópolis, venha buscar Jesus, pois se aproxima cada vez mais a volta de Jesus nosso Pai. http://www.pazevida.com.br http://www.melodia.com.br